sábado, 30 de julho de 2016

BDSM vs Violência




A diferença entre SM e violência é tênue, porém gritante. A diferença está entre o consensual e o não consensual. Separarei as partes mais importantes por tópicos para que seja mais compreensível, ou seja, menos confuso.


1 - O que é.

BDSM: O uso de sensações, práticas e fetiches com o intuito de dar prazer a todos os envolvidos de forma consentida, onde  todos devem estar cientes do que ocorrerá. Caso a prática desagrade algum dos envolvidos, a pessoa pode dizer não ou usar a safeword. Então toda e qualquer prática deve ser interrompida para saber o porquê da pessoa ter usado a safe, para que assim seja compreendido o que houve de errado.

No BDSM respeita-se a opinião, estado físico e psicológico da pessoa acima de tudo.

Violência: Um ato não consentido, com o intuito de descarregar raiva, vingança, tristeza ou qualquer sentimento negativo sob a pessoa, a utilizando como um objeto sem respeito. Não há respeito em empatia, o único intuito é de denegrir, humilhar ou ferir a parte oposta a fim de descarregar a negatividade ou embriaguez.

2 - Intuito.

BDSM: O intuito do BDSM, como dito acima, é dar prazer e sentir prazer dentro de práticas e forma que agrade todas as pessoas. Quanto mais se gosta das práticas, mais se faz dependendo do que for, pois é necessário esperar o tem pode recuperação do corpo. O intuito é gerar o maior prazer possível a todos os envolvidos.

Violência: O intuito dos atos violentos é de somente agredir, matar, abusar ou causar algum dano a um terceiro de forma que este não concorde, ignorando todo o sentido humano ou consensual.  Não há avaliação de momento ou respeito, apenas a fúrias ou raiva que  determinam um só motivo; Fazer com que a pessoa sofra pelo sentimento ruim que se sente.

3 - Negociação.

BDSM: São acordadas práticas que se gosta, não gosta, e tanto faz. As práticas são determinadas por flags.

Green Flag: Práticas livres, que podem ser feitas quando bem entender, pois todos os envolvidos adoram as práticas, e por isso, sempre gerará prazer. 

Yellow Flag: Práticas que não se gosta e nem desgosta. São práticas que não geram prazer, porém não incomodam. Aqui também entram práticas que podem ser feitas sob certas ocasiões ou tempo. Aqui entram fatores importantes como respeito e confiança para que esta pessoa consiga praticar sem ser forçada.

Red Flags: Práticas que não devem ser feitas em hipótese alguma. Estas devem ser evitadas SEMPRE, pois são práticas que as pessoas odeiam, sentem nojo ou não gostam devido a traumas. Portanto, deve-se respeitar os limites acima de tudo.

Violência: Ignora-se todos os traumas, prazeres e sentimento da pessoa. Não há avaliação, acordo ou negociação. A Violência às vezes é sinalizada, mas nunca de forma consensual; "Você vai apanhar quando eu chegar", "Você não fez o seu trabalho, vai apanhar", estas são frases comuns antes e após atos violentos.

4 - Resultado.

BDSM: Pessoas felizes, em estado de sinergia, pois gostam das mesmas coisas. Envolvimento pessoal e sentimento de satisfação por termos alguém que confiamos e que nos compreenda, sem nos achar insanos ou nos violentar por gostarmos de determinada coisa.

Violência: Traumas, depressão, estados psicológicos traumáticos e desconfiança, pois nunca se sabe quando o(a) parceiro(a) irá repetir e agredir novamente. Um relacionamento baseado no medo.

5 - Pós.

BDSM: Há todo o cuidado pós cena, onde cuida-se do psicológico dos envolvidos, oferecendo apoio, conversa ou até mesmo um sexo mais comum para que a pessoa se sinta mais confortável. O Sm possui algo chamado Aftercare que é resumidamente o cuidado pós cena; O que é ?

O Aftercare é o momento onde Top e Bottom cuidam das feridas ou marcas feitos pela cena, também fazem um feedback, a falar sobre o que gostaram e desgostaram durante a cena. São fatores importantes para que nada de desagradável ocorra, ainda mais ao falarmos de novatos, que não sabem exatamente o que gostam. Caso a pessoa entre em estado desagradável após as cenas BDSM, ela terá todo o apoio e cuidado da pessoa que realizou a prática, para confortar e explicar. A pessoa não deve ficar sem este momento.

Violência: Não há pós, ignora-se o estado depressivo, pois pensa que é porque a pessoa mereceu. Não importa o estado em que ela se encontra, nada disso é importante, pois toda a raiva já fora descarregada.

______________________________________________


Vale lembrar que por mais bobo que seja, qualquer ato não consensual é entendido como abuso. Se a pessoa estiver em uma festa, é terminantemente proibido tocá-la sem sua permissão. Não é porque ela está em uma brincadeira dentre amigos que um estranho poderá fazer o mesmo com ela enquanto ela está no "X".

Cantadas, flertes e afins também entram aqui, pois caso a pessoa não goste e não tenha dado permissão, qualquer ato ou fala íntima é proibido, pois a pessoa não deseja e não permitiu. É muito importante lembrar que álcool, drogas e remédios controlados entram na quebra de consenso, pois alteram o humor e senso da pessoa, o que faz com que o consenso perca seu sentido.

Outro fator importante são os sentimentos. O consenso muda de acordo com o ânimo, pois nem sempre a pessoa deseja mesmo que goste. Uma pessoa que chegou de seu trabalho estressada pode não querer praticar algo e isso é algo importante a ressaltar.

O(a) colega não deixou, está alterado, não gosta, está de mal humor ou algo do tipo ? Não pratique com ele, o conforte, mas não pratique SM ou sexo com este.

Share:

Um comentário: